Você sabia que, de forma geral, os homens morrem mais cedo do que as mulheres? Pois é.
Isso acontece porque, segundo pesquisas, os homens são mais negligentes nos cuidados relacionados à saúde do que as mulheres, o que acaba diminuindo a sua expectativa de vida.
Por isso, falar sobre a saúde masculina é um tema tão importante, mas ainda pouco discutido.
Segundo os psicólogos, o problema com a falta de cuidado com a saúde por parte dos homens tem causa psicológica.
A resistência acontece pelo mito da infalibilidade masculina, ainda muito presente na nossa sociedade, que faz com que uma simples ida ao médico se torne uma situação de fragilidade.
A partir daí, a falta de cuidado com a saúde masculina leva a complicações, e a consequência disso é um maior número de internações, e consequentemente da mortalidade. Dessa forma, especialmente por causa de doenças cardíacas, como infartos, derrames e câncer na próstata.
Então, pensando na importância do tema, o conteúdo será dedicado à saúde masculina.
Vamos apontar quais são as principais doenças que atingem os homens, conversar sobre o tabu da saúde mental masculina.
Assim, vamos apontar quais são os principais cuidados a serem tomados ao longo da vida, além de fazer um alerta especial em relação à saúde da próstata, tão abordada durante o Novembro Azul.
Vamos nessa? Boa leitura!
Quais as doenças mais comuns em homens?
À medida que o ser humano envelhece, seu corpo se torna mais suscetível a doenças.
A predisposição aos problemas de saúde masculina está relacionada à queda do metabolismo e dos níveis hormonais e também a falta de cuidado com a saúde em geral.
Assim, acabam sendo responsáveis por algumas das principais doenças que acometem os homens.
A seguir, vamos listar alguns dos principais problemas de saúde do universo masculino:
Câncer de Próstata e a saúde masculina
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, esse é o tipo de câncer mais comum entre os homens e, infelizmente, o segundo que mais mata.
Além da predisposição genética já existente em alguns casos, não cuidar da saúde contribui para o rápido avanço da doença.
Cuidar da saúde masculina no que diz respeito à prevenção do câncer de próstata é muito simples. Então procure um médico especialista e realize exames preventivos anuais.
Andropausa
A andropausa ocorre entre os 40 e 50 anos, quando há uma queda brusca nos níveis de testosterona no sangue.
Alguns sintomas decorrentes dessa doença são:
- Depressão.
- Nervosismo.
- Irritabilidade.
- Dificuldade para dormir.
- Fadiga.
- Ansiedade.
- Dores.
- Calvície.
Por estar diretamente relacionada à diminuição da capacidade sexual, muitos homens não procuram ajuda e acabam sofrendo com os sintomas em silêncio.
Obesidade
A obesidade ocorre quando há um aumento significativo da gordura corporal. É um problema de saúde grave mais comum em homens acima dos 40 anos.
Apesar da causa poder ser genética, os principais motivos de obesidade em homens estão ligados ao sedentarismo e uma dieta rica em gorduras, carboidratos e bebidas alcoólicas.
Ainda assim, é preciso saber que a obesidade tem tratamento. Desse modo, uma equipe de saúde especializada no assunto é um grande benefício para quem busca o tratamento.
Problemas cardiovasculares
Os problemas cardiovasculares mais comuns nos homens são o infarto do miocárdio, a angina e o acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame.
Elas podem sim estar ligadas a fatores genéticos. Mas a maioria dos casos está relacionado à falta de cuidado com a saúde. Tal como o consumo excessivo de alimentos industrializados, à falta de atividade física, ao fumo e ao alcoolismo.
Sendo assim, a prevenção ainda é a melhor aposta.
Porém, depois de ser diagnosticado é preciso saber que nem tudo está perdido.
Então faça o tratamento de acordo com as indicações dos seus médicos com acompanhamentos periódicos e celebre os resultados!
Disfunção erétil
Quando o assunto é saúde masculina, a disfunção erétil é um dos problemas que mais assustam os homens. Essa doença caracteriza-se pela dificuldade em manter uma ereção durante o ato sexual.
Ou seja, a disfunção pode ter origem física ou psicológica, e se agrava quando o homem não procura atendimento médico.
A má circulação de sangue, seja por diabetes ou pressão alta, a microcirculação peniana, distúrbios do sistema nervoso, medicamentos, álcool ou tabaco a longo prazo, ou a obesidade são alguns dos problemas físicos que podem causar disfunção erétil.
Já as causas psicológicas estão relacionadas ao estresse, depressão, baixa autoestima e ansiedade.
Por isso, não deixe de procurar ajuda! Recorra a atendimentos médicos especializados e conheça as melhores formas de tratamento.
A saúde mental masculina
Se os homens fogem de consultas relativas à saúde do corpo, no caso da saúde mental o cenário fica ainda pior.
Segundo psicólogos, a saída mais comum dos homens lidarem com problemas mentais é tentando fazer compensações. A compensação mais vista é o abuso de álcool, por ser ansiolítico e de fácil acesso. Porém, drogas ilícitas, comportamento de risco e tentativas ou suicídio são outras medidas para lidar com tais problemas.
Assim, a dificuldade do homem em procurar ajuda agrava sintomas em doenças como a depressão e ansiedade. Dessa forma, grande parte dos pacientes que chegam ao consultório já estão com quadros bem avançados.
A saúde mental masculina é sensível em todas as fases da vida, porém os idosos são mais acometidos por pensamentos solitários, medo da morte e pela ociosidade da aposentadoria.
Afinal, você sabia que a perda do trabalho é muito mais forte nos homens, em comparação às mulheres. Por isso, a nova forma de vida sem o reconhecimento do trabalho deve ser acompanhada de perto.
Aproveite para passar um tempo de qualidade com quem você ama e conheça alguns jogos em família!
Cuidados com a saúde masculina
É preciso ter em mente que a saúde masculina seja observada sempre com cuidado e atenção. Assim, os homens podem viver muito bem!
Na infância
Os cuidados com a saúde masculina devem acompanhar os homens desde os primeiros anos de vida. Ainda na infância, os cuidados urológicos já devem começar com a análise dos testículos, parte muito sensível para os homens.
Além disso, é na infância que definimos a maior parte do nosso paladar. Por isso, é importante adotar menos sal, gorduras e embutidos.
Na adolescência
Os cuidados com a saúde masculina na adolescência também devem estar presentes, principalmente em relação às DSTs.
Assim, alguns testes devem ser realizados, como por exemplo, teste de HIV, hepatite B e do vírus da hepatite C. As atividades físicas também devem fazer parte do dia a dia do jovem, ajudando a controlar índices de colesterol, peso corporal, ansiedade e stress.
Outra doença que costuma acarretar adolescentes homens é a varicocele. Trata-se de uma dilatação das veias do cordão que sustenta os testículos que pode causar infertilidade caso não seja tratada.
Por isso, deve-se agendar consultas e exames de prevenção com pediatras, hebiatras ou urologistas.
Fase adulta
O segredo da saúde masculina na fase adulta são os check-ups. As principais doenças que acometem os homens só são identificadas ao realizar exames de prevenção.
Por isso, homens acima de 40 anos devem incluir na sua rotina consultas e exames anuais. Assim para investigação de problemas na próstata, cálculos renais, cardiovasculares e muito mais.
Caso alguma alteração seja descoberta, as chances de tratamento aumentam muito quando o diagnóstico é precoce.
Na velhice
Se durante a fase adulta os check-ups eram anuais e pontuais. Isso porque na velhice a rotina de idas ao médico poderá ficar um pouco mais intensa.
Nessa fase, doenças como HPB (Hiperplasia Prostática Benigna), câncer de próstata, demências, incontinência urinária e dores em geral são mais comuns.
Mas manter bons hábitos e compreender que muitas doenças têm tratamento e até cura são a chave para uma vida longa e de qualidade.
Em todas as fases da vida
Atividade física, boa alimentação e se manter longe de álcool e tabaco são cuidados a serem tomados durante todas as fases da vida.
Essa tríplice de cuidados é capaz de diminuir o risco de doenças graves, e melhorar a expectativa e a qualidade de vida.
Lembre-se de, ao longo dos anos, ir adaptando o tipo de atividade física que realiza, e as necessidades na alimentação.
Portanto, converse com seus médicos e saiba exatamente o que melhor se aplica à sua rotina.
Saúde masculina e o Novembro Azul
Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. Este é o tipo mais comum entre os homens e merece um cuidado especial.
O que é a próstata?
Mas para que a prevenção seja consciente e ainda mais efetiva, é preciso compreender o que é a próstata.
Desse modo, saiba que a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que se assemelha a uma castanha.
Assim, ela fica localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Fatores de risco, diagnóstico e prevenção para a saúde masculina
Alguns fatores de risco para o câncer de próstata são: histórico familiar, homens negros, obesidade e falta de diagnóstico precoce.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Fato que dificulta muito o diagnóstico.
Desse modo, quando os primeiros sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada.
Na fase avançada, os principais sintomas são:
- Dor óssea.
- Dores ao urinar.
- Vontade de urinar com frequência.
- Presença de sangue na urina ou no sêmen.
Por isso, a única forma de vencer o câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Para isso, mesmo sem nenhum sintoma, homens a partir dos 40 anos devem ir ao urologista para realizar o exame de toque retal regularmente.
Esse exame permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. A partir daí, outros exames poderão ser solicitados para confirmar o diagnóstico.
Assim, caso seja constatado um câncer na próstata, o melhor tratamento vai depender de vários aspectos. Bem como o estado de saúde atual do paciente e a fase em que a doença se encontra.
Há casos de tumores em que a opção da vigilância ativa é suficiente.
Nessas condições, se realiza, periodicamente, um monitoramento da evolução da doença. Assim, intervindo apenas se houver progressão significativa.
Então, procure um médico. Assim, realize check-ups regulares, exercite-se e adote uma boa alimentação.
Afinal, manter uma boa saúde masculina está em suas mãos.
Gostou deste conteúdo? Que tal compartilhar com mais pessoas? Vamos juntos mudar a realidade da saúde masculina no nosso país.
Por isso, conte com o Savegnago para mais dicas de saúde e também para encontrar produtos de qualidade que contribuem com o seu bem-estar!
Este artigo foi útil?
Deixe seu comentário