Escolher corretamente entre os tipos de copos para cerveja é fundamental para apreciar toda a experiência da bebida. Para muito além da estética, o copo certo para cada estilo de cerveja ajuda a ressaltar as características de cada bebida, além de liberar melhor o aroma e controlar a espuma. Por isso, se você acha que cerveja é boa em qualquer copo, imagina experimentar no copo correto, não é mesmo?

E para que você possa escolher a opção certa, é preciso que você conheça todos os tipos de copos para cerveja, e a indicação de uso para cada um deles. E é isso o que vamos te ajudar a fazer neste conteúdo. 

Por aqui você vai descobrir porque é importante utilizar o tipo certo de cada copo para cerveja, quais são os tipos e as formas ideais de servir a bebida em cada um deles. Acompanhe e boa leitura!

Tipos de copos para beber cerveja: por que é tão importante escolher o certo?

Durante a história, já foram testados muitos recipientes para beber cerveja: couro, barro, porcelana, madeira, metal até chegarmos ao vidro, material mais comum atualmente. O vidro é um material que permite que você veja, cheire e prove sua cerveja sem interferência do material, como os materiais que eram utilizados antigamente. 

No entanto, o formato do copo de vidro pode interferir diretamente na cerveja. Isso porque, o copo influencia na formação e retenção de espuma, percepção aromática, velocidade do escoamento do líquido e regiões da boca onde o líquido passa. Incrível né? Você já tinha pensado nisso antes?

Copos com alças, por exemplo, como as canecas, funcionam para que você não troque calor com a bebida encostando diretamente no corpo do copo. Já os copos de cerveja com bordas e bocas mais largas, soltam melhor os aromas, portanto favorecem cervejas perfumadas. Os copos com bordas e bocas mais estreitas facilitam a formação de espuma

Assim sendo, vamos explorar cada um destes tipos de copos para cerveja abordando os melhores estilos de bebida para cada um deles.

Os tipos de copos para cerveja

Como você viu acima, ao longo dos anos os copos para cerveja foram evoluindo, para garantir que as características da bebida fossem mantidas. Atualmente, existe um tipo de copo para cada tipo de cerveja, já que a variação das bebidas são muitas, e cada uma delas possui propriedades específicas. 

Vamos conhecer agora treze tipos de copos para cervejas, e suas indicações de uso:

Pilsen

Um clássico em bares de todo o país, este tipo de copo possui um formato estreito e alongado, e é ideal para servir cervejas do estilo American Lager e Pilsen. Esses dois tipos de cervejas não possuem aromas muito evidentes, então as bordas estreitas do copo Pilsen facilitam a captação dessas notas. 

Na imagem temos dois copos pilsen, um dos tipos de copos para cerveja, em cima do tablado de uma churrasqueira.
Entre os tipos de copos para cerveja, o Pilsen é o ideal para destacar o aroma de cervejas leves.

Lager

Este tipo de copo é aquele que, provavelmente, será servido o seu chopp em bares e restaurantes. Ele ajuda na formação e manutenção da espuma, uma vez que sua base é estreita e, do meio para cima, fica mais larga. De forma geral, seu formato permite uma boa apresentação e visualização da cerveja, e pode ser usado também para cervejas do tipo Pilsen, American Lager e Light Lager.

Caldereta

Este talvez seja, entre os tipos de copos para cerveja,  o mais versátil desta lista. Com capacidade entre 300 e 500 ml, ele é indispensável em qualquer restaurante, bar e até mesmo na sua casa. Nele, você pode servir todos os estilos de cerveja como Lagers, IPAs, americanas, ales, e até mesmo outras bebidas. 

Pint

Este tipo de copo de cerveja é muito tradicional no Reino Unido, e tem capacidade para até 568ml. Muito comum em pubs, ele é um copo simples que acomoda muito bem grandes quantidades de cerveja mais encorpadas, como as IPAs e as variações de Sout. Uma curiosidade: a palavra pint, em inglês, significa uma unidade de medida, que corresponde exatamente a 568ml. 

Weizen

Se você gosta de grandes quantidades, este é o tipo de copo ideal. Ele serve meio litro de cerveja e seu uso é exclusivo para cervejas de trigo. Com bordas largas, a apresentação tem um charme a mais na hora da formação do colarinho típico deste tipo de cerveja. 

Tulipa

Como o nome mesmo já diz, este copo foi inspirado em uma flor. Especialmente desenvolvido para servir cervejas belgas, este copo delicado e com uma curva para fora, expande os aromas e facilita a evolução da espuma. Outras cervejas maltadas e lupuladas também podem ser servidas neste copo. 

Tumbler

 Na imagem temos uma pessoa servindo cerveja em um copo tumbler, apoiado em uma mesa de madeira.
O tumbler é ótimo para apreciar cervejas Witbier, destacando o aroma da bebida.

Este tipo de copo para cerveja, que chama a atenção devido a sua espessura, é ótimo para ressaltar o aroma e sabor da bebida. Por não possuir bocas estreitas, ele é ideal para apreciar cervejas do estilo Witbier, já que elas possuem baixa formação de espuma. Este copo se tornou popular através da marca Hoegaarden, que fez deste formato oficial para consumo da sua cerveja. 

Cálice

O cálice torna a apresentação da cerveja muito mais charmosa. Sua boca larga e fundo raso mantém a espuma e ajuda na apreciação do aroma da bebida, principalmente para cervejas com notas frutadas e complexas, como a Belgian IPA e Strong Dark Ale, Berliner Weisse. 

Flauta

Não à toa este tipo de copo para cerveja parece uma taça. Ele é ideal para servir cervejas que foram submetidas a um processo chamado de champenoise, método tradicional de elaboração de espumantes, que faz com que a bebida solte borbulhas. Alguns tipos de cervejas que passam por esse processo são a Lambic, Geuze, Faro, Brut e Fruit Beer. 

Caneca

Canecas de cerveja são sinônimos de festivais, como o famoso Oktoberfest. Comportando 500ml de cerveja, o cabo da caneca evita que o calor da mão esquente a bebida, já que este copo é geralmente utilizado em pé, sem uso de mesas. Nele podem vir servidos chopp, cervejas vendidas na pressão e os estilos Helles, Marzen, Pilsen, Vienna Lager e Bitter. 

 Na imagem temos uma caneca, um dos tipos de copos para cerveja, em cima de uma mesa.
As canecas são ideais para conservar a temperatura da cerveja e ótimas para brindar!

Mass, Mug ou Stein

Apesar de se assemelhar bastante com a caneca, este tipo de copo de cerveja comporta nada mais, nada menos, do que 1 litro da bebida! Com paredes espessas e uma alça muito grossa, assim como a caneca ela combina com chopp e estilos Helles, Marzen, Pilsen, Vienna Lager e Bitter. Aproveite para brindar várias vezes!

Americano

Esse é o típico copo utilizado nos botecos. Quem nunca pediu uma cervejinha e recebeu um copo americano para degustar a bebida? Com cerca de 190ml, ele é ideal para servir cervejas mais leves bem geladas, como a American Lager, Pilsen e Light Lager. O seu tamanho pequeno ajuda a não deixar a cerveja esquentar. 

Snifter

Conhecido como copo para conhaque, este é um tipo de copo para cerveja utilizado para tomar cervejas mais complexas como a Barley Wine e Imperial Stout. Seu formato arredondado, com a boca estreita, ajudam na retenção de espuma e concentração dos aromas. 

Outras dicas para servir cerveja

Acertar o tipo de copo para cerveja é fundamental. Mas na hora de servir, é necessário tomar alguns outros cuidados. Por exemplo, para lavar o copo, esfregue com uma bucha utilizando detergente neutro. E lembre-se de enxaguar bem em água corrente. Não é recomendado utilizar máquina lava-louças, uma vez que ela pode deixar resíduos de sabão. 

Outra dica: se você é daqueles que congela o copo para beber uma cerveja bem gelada, saiba que essa prática não é recomendada! Fazer isso pode prejudicar o sabor e a temperatura correta da bebida, já que assim que o gelo derreter, ele irá se misturar com a cerveja. Procure sempre manter o copo em temperatura ambiente. 
Agora que você já sabe a importância de escolher o copo certo, e qual a cerveja ideal para cada um deles, confira nossas dicas dos melhores petiscos para harmonizar com cervejas, e depois é só partir para as compras! Aqui no Savegnago você encontra no nosso site ou lojas diversas opções de cerveja para se deliciar. Boas compras!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *