Sabia que sabonetes caseiros são extremamente cheirosos? Já estamos tão habituados a comprar sabonetes no mercado que dificilmente pensamos na possibilidade de fazê-los em casa, não é? Mas acredite, fazer seus próprios sabonetes é simples e vale muito a pena! Venha com a gente pra descobrir como fazer sabonete com

ervas naturais, entre outros ingredientes caseiros, além de aprender algumas dicas pra você pôr a mão na massa.

Por que fazer sabonete em casa?

Fazer as coisas com as próprias mãos é muito legal, terapêutico e pode servir como um bom hobby pra quem gosta de atividades de criação e de artesanato.

Além disso, caso você esteja procurando uma forma de ganhar um dinheirinho extra, pode acabar se tornando um empreendimento muito interessante, já que as pessoas admiram e procuram por sabonetes artesanais na hora dar um presente ou uma recordação em um chá de bebê, por exemplo. Fazendo seu próprio sabonete, você também pode controlar a composição dele, ou seja, você escolhe os ingredientes que entram em

contato com sua pele. E isso é muito bom, pois você pode escolher uma composição que seja menos oleosa, por exemplo, assim como pode encontrar ingredientes que conversem melhor com a sua pele e a deixem mais hidratada.

Como aprender a fazer sabonete de ervas naturais?

Trouxemos algumas dicas de vários tipos de sabonetes que você pode fazer pela primeira vez e, depois de dominar o básico de como fazer sabonete com ervas naturais, você pode começar a experimentar outras combinações que acha que pode dar certo.

Mas antes de tudo, vamos nos atentar ao mais importante: em praticamente todas receitas de sabonete você vai precisar usar a glicerina. Então, separamos um espacinho para falar apenas sobre ela:

Glicerina

A glicerina possui propriedades emolientes, lubrificantes, umectantes, hidratantes e higroscópicas que contribuem para absorção da água na pele e nos cabelos, promovendo hidratação e maciez.

Ela precisa ser dissolvida e misturada com outros ingredientes para que não fique muito concentrada. Geralmente, encontramos a glicerina em barra, o que quer dizer que é preciso derretê-la antes de qualquer coisa.

A forma mais aconselhada é num forno elétrico, pois não levanta vapor e a fonte de calor é constante, sem as variáveis que o fogo a gás acaba tendo e que pode alterar a consistência final.

Mas caso você não tenha um forno elétrico, a forma mais popular para derreter a glicerina é em banho maria, por ser mais fácil e simples. Caso esse seja o seu caso, aconselhamos apenas que você se lembre de sempre ficar mexendo a glicerina, para que o derretimento aconteça por igual.

E já que você ainda está aprendendo como fazer sabonete com ervas naturais, lembre-se de tomar muito cuidado para que não caía água na glicerina, pois isso afetaria a consistência e o resultado do produto. Também é importante não deixar a glicerina ferver e ficar de olho para que a mistura sempre derreta por completo. Então, fique bastante atento nessa etapa. Depois é só esperar uns 5 minutos e começar os próximos passos!

Como fazer sabonete com erva doce

Bom, chegou a hora de entendermos como fazer sabonete com ervas naturais. Resolvemos começar por uma das mais tradicionais: a erva doce.

Como já falamos sobre a glicerina, o modo de preparo já vai começar com ela pronta e não tão quente, assim, lembre de esperar alguns minutos antes de começar.

Ingredientes

1 colher (sobremesa) de corante verde;500 gramas de glicerina branca;1 colher (sobremesa) de álcool de cereais;2 colheres (sobremesa) de essência de erva-doce.

Modo de preparo

Em um recipiente seco, despeje a glicerina derretida e adicione o corante verde de maneira delicada. Espere um pouco e acrescente o álcool de cereais.

Misture bem, coloque a essência e misture mais um pouco. Despeje na forma para sabonete. Aguarde 30 minutos e desenforme.

Espere aproximadamente 2 horas antes de enrolar o sabonete artesanal em plástico filme.

Na hora de aprender como fazer sabonete com ervas naturais, o primeiro passo é adquirir a glicerina que será usada nas misturas.

Como fazer sabonete com aveia e mel

Essa é a maneira mais simples de fazer a mistura e é muito parecida com a receita anterior.

Assim, se quiser testar alguma coisa diferente na hora de praticar, pode ser seguindo o mesmo modelinho: sempre misturando bem, com calma e deixando tudo de forma homogênea.

Ingredientes

250 gramas de glicerina;3 colheres (sopa) de aveia em flocos desidratada;2 colheres (sopa) de mel;1 colher (sopa) de essência de mel.

Modo de preparo

Em um recipiente com a glicerina derretida, acrescente o mel e a aveia em flocos. Misture bem até formar um líquido homogêneo. Acrescente a essência de mel e misture novamente. Despeje na forma.

Aguarde cerca de meia hora para esfriar o sabonete artesanal. Desenforme e espere 2 horas para enrolá-lo em plástico filme.

Como fazer sabonete de amêndoas com cravo

Esse exemplo é um pouquinho diferente, para que você consiga testar e entender outras possibilidades de como fazer sabonete com ervas naturais ou outros ingredientes.

Esta receita leva cravo em pó e anis estrelado, que trazem uma fragrância bem diferente. Você não vai se arrepender!

Ingredientes

Base de glicerina;Óleo de amêndoas;1 colher (chá) de cravo em pó;Anis estrelado;Argila cinza.

Modo de preparo

Quando a glicerina já estiver líquida, acrescente algumas gotas do óleo de amêndoas e uma colher de cravo. Misture muito bem.

Na forma, coloque apenas um pouquinho da mistura. Em seguida, acrescente em cada uma das formas um pouco de anis e de argila cinza. Depois cubra tudo com o restante da mistura.

Deixe o conteúdo nas forminhas até que o sabonete seque por completo, antes de desenformá-los.

E lembre-se: deixar a mistura secar é um passo fundamental na hora de aprender como fazer sabonete com ervas naturais que tenha a consistência correta.

Como fazer sabonete esfoliante de aveia

Esse sabonete esfoliante possui várias propriedades benéficas para a pele, já que auxilia na renovação celular, além de hidratar e nutrir. Assim, saber como fazer um sabonete esfoliante pode se tornar um diferencial.

Ingredientes

500 gramas de base glicerinada branca;30 ml de essência de aveia;20 ml de óleo de coco de babaçu;50 ml de lauril líquido;4 colheres de sopa de aveia em flocos grandes.

Modo de preparo

Com a glicerina já pronta, acrescente o óleo, a essência e o lauril líquido. Mexa bem. Acrescente nosso ingrediente esfoliante: a aveia.

Mexa toda a mistura com um fuê para que a base fique aerada e a aveia se espalhe por todo o sabonete. Quando você perceber que a base está na consistência de mingau, pare de mexer com o fuê, mas continue mexendo com a espátula por mais alguns segundos.

Escolha a forminha mais adequada para o sabonete e deixe a mistura secar.

A forma mais gostosa de descobrir como fazer sabonete com ervas naturais é testando seus aromas, modelos e texturas favoritos.

Como fazer shampoo sólido

Outra coisa muito prática de fazer é o shampoo sólido. Os ingredientes são simples e o modo de preparo também.

É importante lembrar que o segredo para o shampoo sólido durar mais, é mantê-lo sempre em lugares secos.

Ingredientes

300g de glicerina vegetal;Gel de uma folha de babosa;Alecrim;Hortelã;100ml de água;Suco de meio limão;Óleo essencial à sua escolha;300g de manteiga de karité.

Modo de preparo

Para saber como fazer sabonete com ervas naturais como o hortelã e o alecrim, o primeiro passo é bater as folhas dos dois em um liquidificador com a água, suco de limão e o gel de babosa. Depois reserve a mistura.

Coloque uma panela em banho maria e acrescente a mistura do liquidificador, a glicerina, o óleo essencial e a sua manteiga de karité. Mexa até derreter tudo, formando uma pasta homogênea. Por fim, passe o shampoo da panela para uma forma de sua preferência ou um recipiente quadrado. Não é preciso levar à geladeira, basta esperar a mistura esfriar e se solidificar naturalmente. Pronto! Aí está o seu shampoo 100% natural!

Outras dicas importantes

Saber como fazer sabonete com ervas naturais pode ser um hobby, mas também uma oportunidade de você fazer uma renda extra.

Faça testes

Já que você está começando agora a descobrir como fazer sabonete com ervas naturais, faça alguns testes! Antes de produzir em grande volume, tente fazer pequenas barras ou faça receitas menores. É importante para entender as dificuldades e já pensar onde você pode mudar e melhorar.

Inclusive, com os testes, você já pode começar a dar um toque pessoal nos seus sabonetes, trocando ou alterando a quantidade dos ingredientes conforme o seu gosto.

É importante pensar na etiqueta

Agora que sabemos como fazer sabonete com ervas naturais, é importante pensar na forma de entrega.

Caso você vá vender ou dar de presente é importante que algumas informações estejam muito claras na embalagem para a pessoa saber o produtor que ela está utilizando. Então, faça uma etiqueta contendo essas informações:

Nome da sua marca;Indicação de produto artesanal;Nome do produto: sabonete calmante, sabonete esfoliante, sabonete de ervas etc., você pode decidir como o produto será conhecido;Indicação das propriedades: produto hidratante, efeito revigorante, para a prevenção de acnes etc.;Composição: base neutra, essência, extrato, óleo vegetal, corante lauril etc.;Data de fabricação;Prazo de validade;Informar a função de “uso externo”.

Seja para vender, para dar de presentes ou para uso próprio, fazer sabonete com ervas naturais exige dedicação e amor. Se atente aos passos, faça com calma e deixe a fragrância guiar seus passos para criar novas misturas.

Lembre-se sempre de testar primeiro, ver como o sabonete conversa com sua pele, com seu corpo. A forma como você se sente com a textura e com o cheiro é o mais importante de tudo.

E então, gostou de aprender como fazer sabonete com ervas naturais? E se você gostou da nossa ideia do sabonete esfoliante de aveia, trouxemos outras outras formas de manter a pele limpa e saudável. E o melhor, com ingredientes caseiros! Confira as nossas dicas:

E se você quer mais dicas como essa, acompanhe nosso bloge não perca nenhuma novidade!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *