Os felinos são exigentes em muitos aspectos, inclusive na hora de comer. Por isso, é normal os tutores se perguntarem o que gatos podem comer além das rações, sachês e petiscos tradicionais. 

Existem alimentos que os seres humanos consomem que também são adequados para os gatos. Mas atenção! Não são todos e, mesmo os permitidos, devem ser oferecidos com moderação. 

Ficou curiosa para saber quais são esses alimentos? Fique tranquila, você está no lugar certo e, por aqui, vamos te mostrar uma lista de frutas, legumes e proteínas para você oferecer ao seu gato de vez em quando. 

Além disso, também vamos te alertar sobre alimentos que os gatos não podem comer, garantindo a saúde do seu pet. 

Então continue lendo esse artigo e descubra o que gatos podem comer, e o que eles não podem, por mais que muitas vezes eles amem. Acompanhe!

Alimentos permitidos para gatos 

Alimentação felina: o que gatos podem comer
Ofereça sempre comidas que seu gato pode comer.

Antes de conhecermos o que gatos podem comer, é importante ressaltar que esses alimentos não podem substituir as refeições principais. Assim, devem ser oferecidas como petiscos, sempre com moderação. 

O que vai garantir o balanço nutricional do seu gato são as alimentações tradicionais, como rações e sachês, que contém em suas fórmulas tudo o que o animal precisa. 

Além disso, é importante passar regularmente por consultas veterinárias para identificar se o seu gatinho não tem nenhum problema de saúde que o impeça de comer frutas, legumes e proteínas. 

Obesidade e outros problemas de saúde podem ser agravados com uma dieta diferente da tradicional. No mais, escolha sempre comidas frescas, bem lavadas e, de preferência, cozidas. 

Vamos à lista de alimentos permitidos para gatos? Acompanhe!

Frutas

As frutas podem ser oferecidas ao gatinho sem problemas, desde que seja em poucas quantidades. Mas fique atenta! Por conter uma quantidade elevada de açúcares e outras substâncias, algumas frutas não fazem bem à saúde dos gatos e não devem ser oferecidas. 

Desse modo, outro ponto de atenção é com as sementes e cascas: essas partes devem ser retiradas para uma melhor digestão. 

  • Melancia, 
  • Melão, 
  • Pêssego, 
  • Morango, 
  • Maçã,
  • Pera. 

São as frutas mais indicadas para os gatos. 

Elas são uma ótima fonte de hidratação e vitaminas e ajudam a fortalecer o sistema imunológico do seu amiguinho, além de manter o bom funcionamento do intestino e prevenir diabetes. 

Lembre-se que, antes de oferecer qualquer uma delas, as sementes e cascas devem ser muito bem retiradas. 

Legumes e verduras

Algumas verduras e legumes compõem a lista de alimentos que os gatos podem comer. Batata doce e cenoura são bastante recomendadas para os felinos, assim como o brócolis.

  • Abóbora, 
  • Ervilhas,
  • Alface.

Também podem ser oferecidas aos gatinhos, mas sempre em doses pequenas. 

Todos oferecem uma excelente quantidade de nutrientes, fibras, proteínas e vitaminas que fazem bem à saúde do animal. 

A abóbora, sem casca e sem semente, também pode ajudar o gato como um remédio caseiro contra a diarreia. É importante lembrar que os alimentos devem ser oferecidos cozidos, com exceção do alface, e sempre muito bem lavado. 

Proteínas

Quando os tutores param para pensar o que gatos podem comer, as proteínas são sempre as primeiras a serem lembradas. 

Por serem carnívoros, os gatinhos precisam de uma alimentação rica em proteínas. Uma ração de qualidade oferecerá a quantidade ideal que eles necessitam para uma vida saudável, mas você pode oferecer alguns agrados ao seu felino.

A carne mais saudável para os gatos é também a que eles mais gostam é o frango. Antes de oferecer ao seu gatinho, você deve fervê-la ou grelhá-la sem nenhum tipo de gordura. 

Você também deve partir em pedacinhos bem pequenos para remover completamente os ossos. A carne de peru e de galinha seguem a mesma lógica e também fazem parte dos alimentos que os gatos podem comer.

Além de complementar a ração do gato com frango cozido, você também pode recorrer aos miúdos, como fígado, moela e coração. 

Esses alimentos são, inclusive, uma boa forma de tornar a dieta do felino mais nutritiva, já que são carnes que contém um alto teor de ferro e outros nutrientes. Cozinhe os miúdos sem nenhum tempero e ofereça ralado em cima da ração, ou como petisco.

Outro alimento sempre relacionado à dieta de gatos são os peixes. Assim, os mais saudáveis para os gatos são os brancos e sem espinhas, além do salmão e a truta. 

Assim, atum e sardinhas também podem ser oferecidos devido ao seu teor de Ômega-3 e Ômega-6, uma vez que contribuem para a saúde e brilho do pelo do felino.

Mas atenção: os peixes jamais devem ser de lata, uma vez que o óleo e o sal não fazem bem aos gatos. Sendo assim, você deve cozinhar o peixe ou grelhá-lo sem gorduras, passando longe das opções enlatadas ou defumadas (por mais que o seu gatinho peça). 

Outras opções de alimentos ricos em proteínas que podem ser oferecidas ao seu gato são ovos cozidos, queijos (aqueles mais durinhos e com menos quantidade de sal, como a ricota) e iogurtes desnatados (o restinho que fica no pote, sabe?). 

Temos certeza de que eles vão amar! 

Alimentos não permitidos para gatos 

Alimentação felina: o que gatos podem comer
Cuidado para não oferecer comidas que seu gato não pode comer!

A lista com os alimentos que os gatos podem comer você já tem. Agora, chegou a hora de contarmos para você o que não é permitido na alimentação dos gatos! 

Para começar, jamais ofereça para os felinos alimentos crus ou excessivamente condimentados. O sal, o açúcar, a pimenta, o vinagre e outros condimentos são nocivos para a saúde do gato, apesar deles adorarem.

A carne de frango cozida para fazer caldos ou uma canja também é totalmente desaconselhada. Então, se o seu gato comer carnes provenientes de caldos, embora a devore com prazer, pode ter diarreias e vômitos. 

Outro item que deve passar longe dos gatos é a carne de porco, principalmente as partes mais gordurosas. 

A gente sabe que presuntos e outros embutidos são alimentos ovacionados por gatos, porém são altamente desaconselháveis e nunca devem ser oferecidos devido a sua altíssima quantidade de sal, pimenta e gorduras. Enlatados, como o próprio atum, também devem passar longe. 

Como já deu para perceber, o organismo do seu gato é sensível a uma série de substâncias. Por isso, inclua também na lista de alimentos proibidos para gatos: uva, uvas-passas, cebola, alho, cogumelos, abacate, leite de vaca, ossos, chocolate, tomate e café. Cada um desses alimentos contém em sua composição substâncias que o sistema digestivo do seu gato não consegue digerir. 

Por fim, mas não menos importante: as rações coloridas. Ainda que essas rações sejam baratas e bastante comuns de entrar, elas estão entre as grandes vilãs da alimentação saudável pois são lotadas de corantes. E corantes de cores que seu gato nem enxerga, por sinal.

Esse tipo de ração “finge” oferecer uma grande variação de nutrientes através das suas cores, mas aquilo não passa de veneno. 

Não se engane, por mais que o seu gatinho peça, evite oferecer os alimentos listados aqui como não permitidos para o seu animal. Mesmo que ele não entenda, você estará fazendo um favor enorme para ele, poupando-o de possíveis desconfortos e até mesmo doenças mais sérias! 

Erros comuns na dieta felina

Alimentação felina: o que gatos podem comer
Programar uma alimentação saudável para o seu gato é planejar o bem-estar dele.

Os gatos são parte da família. Por isso, muitas vezes, na tentativa de agradar o animal, os tutores – por ingenuidade – podem acabar cometendo alguns erros que prejudicam a alimentação do gato, podendo causar, inclusive, alguns problemas de saúde, como a própria obesidade. 

Quem já escutou de um tutor apaixonado pelo seu pet as seguintes frases: “ele adora isso”, “tadinho, ele está com fome”, “só um pouquinho pra ele não passar vontade” sabe bem do que estamos falando. Então, fique atento ao que temos para te contar agora. Assim como você, queremos o melhor para o seu amigo felino! 

Assim, deixar o gato escolher o que vai comer é um dos erros mais comuns que você pode cometer, apesar da boa intenção. Infelizmente, o animal não sabe distinguir o que faz bem ou não para a sua saúde. Por isso, muitas vezes ele vai preferir alimentos que não são permitidos em sua dieta ou então consumir em excesso os que são permitidos. 

Escolher produtos pelo preço

Outro erro comum é escolher produtos pelo preço. Acredite, o que você poupa em ração, vai acabar gastando no veterinário. 

Não é preciso comprar a opção mais cara, porém, normalmente, quanto mais barata for a ração, menos proteínas da carne e mais grãos. E só para constar: grãos não fazem parte da dieta natural do gato. 

Disponibilidade da ração

Por fim, uma prática bastante comum que muitas pessoas nem sabem que é errada: deixar a ração disponível para o gato o tempo todo. Isso pode contribuir para a obesidade do animal, já que os felinos costumam estar sempre com fome. 

Por isso, o correto é definir um horário para oferecer a quantidade ideal para o tamanho e idade do gato, conforme recomendação veterinária.

Se você ama o seu gato, com certeza busca a melhor dieta para ele. Por isso, é essencial procurar um veterinário já que, só ele, após uma consulta, poderá te indicar o que o seu gato necessita. 

Além disso, juntos vocês poderão discutir sobre diferentes opções de dietas, que variam desde rações industrializadas até alimentação natural. E, assim, lembre-se: antes de oferecer um novo alimento para o seu gato, fale com o veterinário. 

E agora, se sente um pouco mais segura em relação ao que gatos podem comer? 

A gente sabe que os gatinhos fazem parte da família! 

Por isso aqui no Savegnago você encontra muitos dos alimentos que citamos acima, além de opções de rações, sachês e petiscos. E o melhor: você nem precisa sair de casa para receber os seus produtos. 

Então faça agora mesmo a sua compra aqui pelo nosso site e receba os seus produtos em casa!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *