O vinho torna tudo mais especial. Em um jantar por exemplo, o fato de haver taças de vinho pode configurar o momento como romântico ou comemorativo. As pessoas associam o vinho a elegância e ao romantismo, e com toda a razão. O vinho carrega consigo uma sofisticação e elegância que o faz se tornar indispensável em momentos importantes.

Existem vários tipos de vinhos (de acordo com o tipo de uva usada para o preparo) para acompanhar diversas ocasiões, a escolha do rótulo pode ainda ser muito difícil para os que estão ingressando no mundo do vinho. Embora os vinhos franceses sejam os mais famosos os vinhos nacionais têm conquistado um espaço significativo e se tornado destaque até mesmo fora do Brasil.

Vinhos brasileiros

Existem diversas vinícolas no Brasil, algumas delas são: Vinícola Garibaldi, Vinícola Aurora, Casa Valduga e Família Salton. Essas vinícolas são bem conhecidas e possuem ampla produção de tipos variados de vinhos. As quatro vinícolas mencionadas estão localizadas no Rio Grande do Sul, que por ser um local com temperaturas mais baixas se torna propício para o cultivo de parreiras.

A vinícola Garibaldi alcançou apreciadores em outros países além de já conquistar prêmios. Com mais de 90 anos no mercado, atualmente disputa com as marcas francesas e italianas.

Tipos de vinho

Você já conhece os tipos de vinhos? Os tipos são divididos por classes, cores, teor de açúcar e claro o tipo da uva.

As classes são: Vinhos leves, vinho de mesa, vinhos compostos, vinhos licorosos e champagne. A diferença entre as classes está na graduação alcoólica de cada um.

As cores são:

Vinho tinto – Coloração avermelhada ou roxa, sendo o tipo mais comercializado em todo o mundo.
Vinho branco – Coloração transparente levemente amarelada – Bastaste usado para cozinhar.
Vinho rosé – Coloração rosada – pode ser produzido a partir de uvas escuras que liberam pouco pigmento ou pela mistura entre o vinho tinto e branco.

A classificação do teor de açúcar é dividida em:

Vinho suave: Com maior concentração de açúcar – Mais de 20g a cada litro;
Vinho seco: Com menor concentração de açúcar – Até 5g de açúcar a cada litro.
Vinho demi-sec: Este permeia entre o tipo seco e suave – podendo ter entre 5g a 20g de açúcar a cada litro.

Uvas

Umas das uvas cultivadas no Brasil são: Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Sauvignon Blanc. As uvas impactam diretamente no tipo de vinho produzido.

No Savegnago Supermercados você encontra uma seleção de vinhos brasileiros para conhecer e experimentar todos os tipos. Além disso, para compor o momento, dispomos de queijos variados para harmonizar com seu vinho preferido e taças para cada tipo.


Este artigo foi útil?

Sim Não

Tags

Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *