A feijoada é uma comida típica brasileira muito famosa em todo mundo! 

E não há quem resista a uma boa feijoada acompanhada de arroz, couve, farofa e uma laranjinha, não é mesmo? Mas a feijoada, desde sua origem até os dias atuais, sofreu algumas alterações na receita, que deram origem a diferentes tipos de feijoadas que se adaptam ao paladar de cada um.

Com certeza você já ouviu falar em vários jeitos de se fazer feijoada. Cada uma delas tem algumas diferenças no momento do preparo, mas todas são saborosas e mantêm a mesma base para o preparo de uma boa feijoada: o feijão.  

Nesse texto, nós vamos conhecer um pouco mais sobre a origem da feijoada, os diferentes tipos de feijoadas existentes no mundo e trazer algumas receitas de como fazer feijoada, desde a feijoada completa e tradicional, até as feijoadas mais simples. Acompanhe e boa leitura!

Origem da feijoada

Muito se especula sobre a origem da feijoada. Uma das histórias mais conhecidas é que a feijoada teve origem nas senzalas brasileiras e foi criada pelos escravos, que usavam restos de carnes dos fazendeiros. 

Outra possibilidade é que a feijoada foi desenvolvida, no final do século XIX, no Rio de Janeiro e foi uma junção entre o hábito de consumo do feijão da população indígena e a influência de pratos europeus similares. 

Já os acompanhamentos como: arroz, couve, farofa e laranja foram incorporados no prato com o passar do tempo. Arroz e farinha é a base da alimentação brasileira. A laranja é usada para auxiliar na digestão e diminuir a quantidade de gordura que é absorvida das carnes. 

Significado de feijoada em português

máquina rodando vários feijões
A feijoada é uma opção deliciosa para um almoço em família!

Feijoada é uma denominação comum dada para países lusófonos, como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau, para o prato em que há um cozido de feijão com carne, normalmente acompanhado com arroz. 

Dentro da feijoada existem variações em relação ao tipo de feijão utilizado e as carnes escolhidas. Por isso, o nome feijoada comporta uma variedade tão grande de receitas. 

Por exemplo, em Portugal, cozinha-se com feijão branco ou feijão vermelho dependendo da região. Aqui no Brasil, existem feijoadas completas que utilizam todas as miudezas do boi e opções de feijoadas simples, que utilizam somente a carne seca e a costela, por exemplo. 

Diferentes tipos de feijoada

Como falamos anteriormente, existem diversas opções de feijoadas presentes hoje dentro do nosso país e fora dele. O famoso prato chamado cassoulet é uma feijoada típica da Europa, feita com feijão branco e carnes que variam de acordo com o gosto e a disponibilidade da região: pato, ganso, porco, cordeiro.  

Voltado para o Brasil, a seguir vamos apresentar algumas das variações mais vistas nas casas e restaurantes do nosso país, começando pela feijoada completa, depois passando pela feijoada simples e, por fim, pela feijoada vegetariana que vem ganhando cada vez mais força. 

Feijoada completa

A feijoada completa é o que chamamos de feijoada tradicional. Nela estão presentes quase 9 partes de carnes diferentes, o que traz muito sabor à mesa. Se você quer aprender como fazer feijoada completa, anote os ingredientes:

  • 400 g de carne seca
  • 400 g de costela de porco defumada
  • 1 pé de porco salgado
  • 2 rabinhos de porco salgado
  • 200 g de orelha de porco salgada
  • 300 g de lombo de porco salgado
  • 2 paios
  • 200 g de língua de boi defumada
  • 100 g de bacon
  • 1 kg e 1/2 de feijão preto 
  • 6 folhas de louro
  • 400 g de cebola bem picadinha
  • 200 g de alho picado
  • 1 xícara de óleo
  • 12 laranjas

Com rendimento de 12 porções, esses são os ingredientes completos para a receita de feijoada completa. Além disso, lembre-se de fazer arroz branco, farofa e couve refogada. 

Para a feijoada, comece limpando as carnes e tirando o excesso de gordura. Coloque na água para dessalgar por 24 horas, trocando a água de três a quatro vezes. O próximo passo é escolher e lavar o feijão, deixando-o de molho por no mínimo seis horas. 

Após dessalgar as carnes, ferva-as em peças inteiras por 20 minutos para retirar o excesso de gordura. O pé e os rabinhos coloque para ferver separadamente, junto com um limão cortado em quatro. Coloque o feijão para cozinhar junto com as folhas de louro e, assim que começar a ferver, vá adicionando as carnes nesta ordem: carne seca, pé e orelha. 

Passados trinta minutos, coloque a língua, os rabinhos, a costela e depois de mais meia hora, acrescente o lombo, a linguiça, o paio e o bacon. Durante o cozimento, tire a gordura que subir à superfície da panela e acrescente água quente sempre que necessário, mantendo as carnes cobertas. 

Quando os grãos do feijão estiverem macios, adicione ao cozimento a cebola e o alho, pré aquecidos em uma frigideira com uma xícara de óleo. Em média, após duas horas, algumas carnes começam a alcançar o ponto. Retire e reserve aquelas que já estão macias, e continue cozinhando as demais até alcançarem o ponto correto. 

Quando todas as carnes e grãos estiverem no ponto correto, retire as carnes, corte em pedaços menores e volte ao fogo brando por mais 10 minutos, para finalizar. Descasque as laranjas para servi-las junto com o arroz, couve, farofa e sua feijoada completa. 

Algumas famílias gostam de servir a feijoada tradicional com o famoso caldinho. Para fazê-lo é super simples. Misture 6 doses de pinga com 6 conchas do caldo coado da feijoada. Tudo pronto, bom apetite!!!

Feijoada simples

Você já deve ter visto em alguns estabelecimentos a opção de feijoada simples ou feijoada light. Essa variação nada mais é do que uma versão simplificada da feijoada completa, que utiliza menos partes do boi e do porco da sua composição, deixando a feijoada mais “leve” e menos gordurosa. 

O modo de preparo é exatamente igual, mas a lista de ingredientes é um pouco menor pois nessa versão não se utiliza língua, orelhas, rabinhos, pé e nem paio. As carnes que compõem este tipo de feijoada são apenas costelinha, carne seca, linguiça, lombo e bacon. 

Em alguns estabelecimentos, inclusive, a feijoada é servida com as carnes separadas uma a uma do feijão, para que os clientes possam escolher exatamente as carnes que querem consumir. Os acompanhamentos como arroz, couve, farofa e laranja estão sempre presentes em todas as opções, mas também são opcionais. 

Feijoada vegetariana/ vegana

A feijoada vegetariana vêm ganhando cada vez mais fãs, à medida em que o movimento do vegetarianismo e veganismo cresce no país. Nesta versão, não há uso de nenhuma carne, e tudo é substituído por vegetais, legumes e proteínas vegetais e de soja. Na versão vegetariana utiliza-se queijo, mas caso queira adaptar a receita para uma opção vegana, basta retirá-lo. 

  • 1 quilo de feijão preto cozido
  • 2 cebolas picadinhas
  • 1/2 xícara de óleo para refogar a cebola
  • 2 berinjelas cortadas em cubinhos
  • 2 abobrinhas cortadas em cubinhos
  • 1 pimentão vermelho cortado em cubinhos
  • 1 pimentão amarelo cortado em cubinhos
  • 100 gramas de vagem cortada em cubinhos
  • 2 cenouras cortadas em cubinhos
  • 4 batatas cortada em cubinhos
  • 2 cubos de caldo de legumes
  • 1 lata de salsicha vegetal cortada em fatias
  • 300 gramas de proteína de soja desidratada grande
  • 3 folhas de louro
  • 300 gramas de queijo provolone defumado cortado em cubinhos

Comece o preparo da feijoada vegetariana colocando em uma panela o óleo para fritar a cebola. Em seguida, adicione a berinjela, as abobrinhas, os pimentões, a vagem, as batatas e as cenouras, junto com o caldo de legumes. Deixe refogar por alguns minutos. 

Quando os vegetais estiverem al dente, adicione o feijão cozido junto com as salsichas, a proteína de soja e as folhas de louro. Adicione sal a gosto. Antes de servir, já fora do fogo, acrescente o queijo provolone em cubinhos, e mexa suavemente para misturar. Sirva com arroz, couve refogada  e laranja e experimente uma feijoada vegetariana deliciosa!

A criatividade não tem fim!

mesa com feijoada e acompanhamentos.
Use a criatividade e monte a sua feijoada da forma que seu paladar preferir!

O brasileiro é um povo muito criativo e, é claro, que as opções de feijoadas não acabam por aí. Existem mais opções de feijoadas preparadas com frutos do mar, que utilizam camarões, lula, mariscos e polvo junto com feijão branco. 

Além disso, quem disse que a feijoada precisa ser um prato salgado? Você já ouviu falar da feijoada doce? É uma sobremesa feita de chocolate derretido com nozes e castanhas. Nessa invenção, o chocolate derretido imita o feijão, enquanto as castanhas e nozes fazem o papel das carnes na feijoada tradicional. Demais, né?

Esse texto deu água na boca, né? Então não passe vontade! Corre para o Savegnago, faça suas compras e prepare uma deliciosa feijoada para a família! 

Faça seu pedido através do site e receba seus produtos na porta da sua casa com a qualidade que só a Savegnago oferece. Aproveite!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *