A Icaridina é uma substância  utilizada na composição de repelentes de baixa toxicidade e alta durabilidade

Comercializada em escala global a partir de 2004, a Icaridina chegou ao mercado para combater as epidemias de malária em diversas regiões do mundo. No entanto, nos últimos anos, tem sido muito utilizada nacionalmente no combate às epidemias de zika e chikungunya.

Por se tratar de uma substância de origem vegetal, a Icaridina é menos nociva para a saúde do que os inseticidas comuns. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o uso desta substância como um dos três princípios ativos comprovadamente seguros e eficazes para serem usados como repelentes.

De que planta vem a Icaridina?

A Icaridina é uma substância derivada da pimenta. Este composto é parte da família das piperidinas, responsáveis pelo sabor picante da pimenta preta. Dentre as principais características deste repelente, podemos citar:

  • Nao possui coloração
  • Não danifica objetos, roupas, plástico
  • Não é oleosa
  • Tem um odor suave e agradável.

Por que usar repelente à base de Icaridina?

Os produtos à base de Icaridina tem uma série de características positivas que o destacam frente às outras substâncias disponíveis no mercado.

Preparamos uma lista cobrindo ponto a ponto para explicar as maiores vantagens de usar produtos à base de Icaridina e sua eficácia como repelente.

Vamos lá? 

  • Proteção contra doenças perigosas

Como mencionado acima, a Icaridina é um princípio ativo da pimenta que possui grande eficácia na função de afastar insetos e outros transmissores de doenças perigosas.

Entre os principais transmissores que podem ser evitados pela Icaridina estão:  o mosquito Aedes aegypti, o mosquito Anófeles e o carrapato-estrela.

A icaridina tem efeito contra o Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e da febre amarela, além das já citadas zika e chikungunya. O mosquito Anófeles é conhecido por transmitir a malária. O carrapato-estrela, por sua vez, é o transmissor da febre maculosa.

A aplicação do repelente de Icaridina afasta os insetos, nos protegendo contra o ataque destes insetos. Fique atento às contra-indicações, sobretudo em casos de gravidez.

Lembre-se que o combate aos vetores de doenças como a Dengue devem ser feitos em conjunto com outras medidas de proteção, como combater os focos de reprodução de mosquitos e a vacinação.

  • Hipoalergênica e baixa toxicidade

Uma das razões que fazem com que a Icaridina seja indicada por médicos e estudiosos é o fato de ela ser hipoalergênica. 

Certo, mas o que isso significa?

Substâncias hipoalergênicas são aquelas que oferecem poucas chances de causar alergias. Por isso, repelentes com Icaridina podem ser indicados para todas as faixas etárias.

No caso do repelente infantil: a partir de dois anos.

A Icaridina também apresenta baixa toxicidade, diminuindo a chance de causar agressões à pele, ao sistema respiratório e até mesmo às roupas usadas!

Contudo, é importante consultar seu médico a respeito do uso do repelente de Icaridina para confirmar se o produto é seguro para você e sua família.

  • Tempo de ação

. Em geral, os repelentes à base  de Icaridina apresentam um tempo de duração maior em relação à maioria dos repelentes.

Enquanto o tempo de duração de outras substâncias repelentes é de aproximadamente 3 horas, seu tempo de ação costuma ser entre 5 e 12 horas, estando sujeito à temperatura e ao suor. 

Lembre-se de reaplicar o repelente após mergulho ou sudorese intensa. Se você for fazer uso de  protetor solar, é recomendado aguardar 30 minutos antes de usar o repelente.

  • Área de proteção

A aplicação da Icaridina cria uma “nuvem” de proteção ao redor da área onde houve a aplicação. Essa camada pode ter até 4 centímetros e demora a se dissipar, protegendo a pele por mais tempo.

  • Não contém óleo
Substância icaridina em uma mesa
A Icaridina não contém óleos, ajudando na absorção.

Os produtos a base de Icaridina não contêm óleos, ao contrário de outros repelentes contra insetos. A sensação “sequinha” torna o uso mais agradável, especialmente para crianças e adultos com pele sensível e/ou oleosa.

Na seção de Inseticidas e Repelentes do Savegnago você encontra as melhores opções de repelentes com Icaridina para proteger você e sua família.

Aproveite!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *