Desde pequenas as crianças devem ser estimuladas a terem uma boa higiene pessoal infantil. Esses aprendizados serão refletidos pelo resto de suas vidas, formando adultos mais responsáveis e higiênicos. 

Mas ao contrário do que pensamos, uma boa higiene corporal ainda na educação infantil não ajuda apenas na prevenção contra doenças, mas também no autoconhecimento. Com isso, além de manter a saúde em dia, a sensação de bem-estar e consciência corporal também aumentam, trazendo apenas ganhos para o desenvolvimento da criança. 

Mas você sabe o que faz parte da higiene pessoal infantil? Quais são os cuidados básicos e como fazer dessas tarefas algo divertido e cativante para as crianças? Continue a leitura e descubra os benefícios e dicas de como ensinar e praticar hábitos de higiene na infância. Boa leitura!

O que é higiene e qual sua importância e benefícios?

Mulher deitada com duas crianças na cama.
Ensinar hábitos de higiene pessoal para as crianças é importante para seus desenvolvimentos!

É durante a infância que formamos uma série de hábitos que levaremos para a vida adulta. Por isso, inserir hábitos de higiene pessoal infantil e ensinar as crianças a cuidarem de si mesmas nesta fase é tão importante. Mas afinal, o que é higiene?

Podemos entender a higiene como uma série de atividades e técnicas que impedem o aparecimento e disseminação de doenças infecciosas. Escovar os dentes, lavar as mãos, cortar as unhas, tomar banho e vestir roupas limpas são algumas dessas atividades. É importante ressaltar que, quando somadas há uma boa alimentação e sono regular, essas ações tendem a ter resultados ainda mais positivos. 

Apesar de prevenir doenças, uma boa higiene pessoal infantil também oferece muito mais benefícios às crianças. Ela ajuda no desenvolvimento motor e cognitivo, além de consciência corporal. Ao se limpar, a criança entende o funcionamento de cada parte do seu corpo, desde aquelas mais escondidas como o umbigo e meio dos dedos, até as partes íntimas. 

Outro benefício de aprender uma boa higiene corporal durante a educação infantil é desenvolver o senso de limpeza e organização. É nesta fase que a criança entende que brincar, fazer bagunça e sujeira às vezes é saudável, mas é preciso deixar tudo limpo e organizado depois. 

Outro ponto muito importante quando o assunto é higiene, são os anticorpos. É importante ressaltar que a proposta em criar hábitos de higiene infantis não é privar as crianças de criarem anticorpos enquanto vivem uma vida normal. Elas devem poder abraçar animais de estimação, brincar na areia ou no chão, desde que entendam a importância dos hábitos de higiene assim que a brincadeira terminar. 

5 principais hábitos de higiene

Todos sabem dos benefícios de criar uma rotina no dia a dia das crianças desde cedo. A seguir, listamos 5 hábitos básicos de higiene para serem aprendidos e incorporados na rotina durante a infância. 

1. Lavar as mãos

Ainda mais com os últimos eventos globais, ficou claro que lavar as mãos é uma importante ferramenta de combate à doenças, certo? As mãos estão sempre em contato com alguma superfície, que podem estar contaminadas. Se adultos vivem com a mão no rosto, nariz, olhos e boca, imagine as crianças. 

Apenas com o ato de lavar as mãos podemos impedir doenças como gripe e viroses, muito comuns na infância. Começar a ensinar sobre a importância de lavar as mãos, minimamente antes das refeições e após usar o banheiro é essencial. Com o tempo, é importante fazer com que esse hábito se repita mais vezes durante o dia. 

2. Tomar banho

Muitas crianças não gostam de tomar banho. Essa situação é possível de ser revertida com algumas dicas. No entanto, um ponto essencial é criar uma rotina que determine em quais momentos a criança irá tomar banho. Repetir esse comportamento é importante para que a criança assimile e entenda a importância desta atividade. 

O suor pode gerar assaduras e alergias, então o cuidado na hora de tomar banho deve ser redobrado. É importante ensinar as crianças a lavarem cada parte do corpo e, com o tempo, dar mais independência para elas. Mas atente-se! Mesmo quando a criança já toma banho sozinha, lembre-se de acompanhá-la de vez em quando para garantir que todo o corpo está limpo.

3. Escovar os dentes

Para garantir a saúde bucal dos pequenos, é preciso ensiná-los desde muito cedo sobre a importância de passar fio dental e escovar os dentes. Recomenda-se que a escovação aconteça, pelo menos, três vezes ao dia, além do uso do fio dental uma vez ao dia. 

A visita ao dentista também deve acontecer uma vez por ano e precisa começar cedo! Prevenir cáries e cuidar das gengivas ajuda a reduzir problemas futuros, como canais e mau hálito. 

4. Cortar as unhas

Mesmo lavando as mãos, muitos organismos responsáveis por causarem doenças podem ficar presos e escondidos embaixo das unhas, caso elas não estejam bem cortadas. Para evitar o acúmulo de sujeiras,o ideal é manter a unha das crianças bem curtinhas e limpas. 

É importante também adotar o hábito de limpar as unhas na hora do banho com uma escovinha, removendo assim qualquer resíduo indesejado. 

5. Usar roupas limpas

Não espere que as crianças saibam quando está na hora de trocar de roupa. Afinal, elas sempre têm aquela predileta que nunca querem parar de usar. Lembre-se que as roupas também carregam vírus e bactérias. Com calma, explique para as crianças que as roupas devem ser trocadas após cada banho, principalmente roupas íntimas e meias. 

Além dos hábitos de higiene que citamos acima, é importante manter outros hábitos simples como limpar os ouvidos e lavar os brinquedos

Como estimular a higiene pessoal infantil? 

Várias crianças sorrindo para a foto.
Como todo hábito, a higiene pessoal infantil é construída um pouco a cada dia!

Muitas vezes os hábitos de higiene pessoal infantil podem virar um verdadeiro pesadelo na vida dos pais e também das crianças. Para trabalhar a higiene pessoal na educação infantil é necessário bastante dedicação e paciência. E não se engane achando que é um trabalho apenas dos pais: a escola deve atuar em conjunto com a família na formação de crianças conscientizadas e higiênicas. 

É preciso usar a criatividade para deixar cada uma das atividades mais divertidas. Para isso, fizemos uma lista de alguns produtos que você precisa ter em casa para auxiliar na construção da higiene corporal e, em seguida, algumas dicas de como usá-los. 

  • Sabonetes coloridos
  • Pasta de dente colorida
  • Shampoos infantis (com embalagens de bichinho/mordedor)
  • Escova de dente de personagens
  • Brinquedos de borracha
  • Tinta solúvel

1. Abuse dos sabonetes e pastas de dente coloridas

As crianças podem ser muito visuais e não é à toa que os produtos das linhas infantis são coloridos e cheios de desenhos. Na hora de escolher um sabonete ou pasta de dente, opte pelas opções coloridas. A espuma colorida ao escovar o dente, lavar as mãos ou tomar banho será super atrativa e deixará a criança empolgada em realizar aquela atividade, querendo até mesmo repeti-la. 

Apenas um ponto de atenção: é importante que os produtos infantis não sejam compartilhados com adultos. Isso porque existem bactérias mais resistentes que vivem no corpo dos adultos e podem fazer mal às crianças. Então, o ideal é separar. Cada um com sua pasta, sabonete, toalhas e escova de dente, combinado?

2. Use tintas solúveis

Usar tintas solúveis antes de lavar as mãos é uma técnica altamente eficaz para ensiná-las sobre a importância desta atividade. Isso porque você pode ensinar de forma lúdica sobre a presença de vírus, bactérias e outros germes indesejáveis.

Imagine que a tinta são organismos indesejáveis. Eles percorrerão todos os lugares que a criança tocar, e apenas lavando as mãos de forma correta, com bastante sabonete, é possível se livrar deles. 

3. Dance enquanto escova os dentes

Uma boa escovação demora, em média, 2 minutos. Para medir esse tempo, que tal dançar? Ficar parado escovando os dentes pode ser muito difícil para crianças, que têm muita energia para queimar. No entanto, se você aliar isso a uma coreografia, seu problema está resolvido!

4. Faça penteados no banho

Use a espuma ao seu favor. Na hora do banho, deixe a imaginação livre e invente penteados com a espuma. Que tal um moicano? Ou uma barba? Lembre-se sempre de brincar com segurança, por isso escolha shampoos infantis. Esses produtos possuem uma fórmula que não irrita caso entrem em contato com os olhos.

5. Leve brinquedos para o banho

Os brinquedos são uma boa distração na hora do banho. Eles devem ser utilizados como uma forma da criança associar o momento do banho à diversão. Use brinquedos apropriados como os de borracha, ou até mesmo bonecos e bonecas. 

Outra dica legal: aposte em shampoos infantis que chamem a atenção. Existem produtos em que as embalagens são mordedores, por exemplo, e outras em que o frasco se transforma em brinquedos. 

6. Conte histórias

Duas crianças de mão dadas, andando em um quintal.
Histórias ajudam as crianças a desenvolverem criatividade!

Cortar as unhas das crianças pode ser uma tarefa bem desafiadora. Então, que tal experimentar contar uma história sobre os dedinhos? Existem muitas canções sobre os dedos dos pés e das mãos, tente revivê-las junto com as crianças para tornar o momento uma brincadeira a mais!

Criar uma rotina de higiene pessoal infantil é muito importante e pode significar também momentos de criação de vínculos e diversão. Para te ajudar, nosso site e lojas estão à disposição com vários produtos infantis. Aproveite! 

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *