Seja para saciar a fome entre as refeições, acompanhar pratos principais em uma boa combinação de pão e vinho ou começar bem o dia no café da manhã, os tipos de pães estão sempre presentes na mesa do brasileiro. Poucos alimentos são tão versáteis e deliciosos como o pão, o que fez com que ele se tornasse um item essencial no dia a dia, agradando à maioria dos paladares. 

E o mais incrível é o seu preparo: com apenas 3 ingredientes (farinha, água e fermento, de preferência o fermento natural), é possível elaborar a massa de pão, que resultará neste alimento tão rico e importante na nossa cultura

Mas quantos tipos de pães você conhece? O alimento mais básico do ser humano já possui uma variedade enorme de opções, entre elas as integrais, com grãos e muito mais.

Se você é mais um dos apaixonados por pães, este conteúdo é para você. Aqui você vai conhecer os diferentes tipos de pães, suas origens, combinações de pão e vinho ou queijos e também seus possíveis acompanhamentos. 

A história do pão

Estima-se que os primeiros tipos de pães tenham surgido há 12 mil anos, na Mesopotâmia, juntamente com o cultivo do trigo. Mas não se engane pensando que os pães eram como o que consumimos hoje em dia! 

Os primeiros tipos de pão eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho e tinham um aspecto achatado, duro, seco e muito amargo. Para conseguir comer, as pessoas lavavam o pão várias vezes em água fervente e depois o assavam sobre pedras. 

O pão assado em forno de barro começou a ser feito há 7.000 a.C. no Egito, onde, mais tarde, também descobriram o fermento. Na Europa, o pão chegou em 250 a.C., onde era preparado em padarias ou nas casas. 

A partir do século XII, a França começou a melhorar a produção dos pães e o país passou a se destacar na fabricação do alimento.

Apesar de ser conhecido desde os colonizadores, no Brasil, o pão só se tornou popular no século XIX

Uma curiosidade: o pão francês, tão famoso no nosso país, não tem muito a ver com os verdadeiros pães franceses, já que a receita desse pão no Brasil só surgiu no início do século XX e difere do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.

Tipos de pães

Existem dezenas de tipos de pães disponíveis para consumo em padarias, supermercados ou que você mesma pode fazer aí na sua casa. 

A parte incrível deste alimento é que suas variações se adaptam a diferentes momentos e refeições, podendo ser consumidos no café da manhã, junto com um hambúrguer ou acompanhando uma sopa, por exemplo. 

Farinha, água, fermento e sal. Se pararmos para pensar, você só precisa de quatro ingredientes para fazer um belo pão. Por isso, o pão está longe de ser um alimento que deve ser banido devido a dietas restritivas ou low carb. 

O pão pode sim ser consumido dentro de uma rotina saudável e balanceada, basta ficar atento à composição do pão escolhido para consumo

Use os diversos tipos de pães para fazer lanches elaborados ou aperitivos para acompanhar suas receitas.

A seguir, vamos conhecer alguns dos principais tipos de pão disponíveis nas padarias, suas principais características e algumas dicas de como consumí-los. 

Dessa forma, você poderá fazer uma escolha muito mais consciente do que está consumindo de acordo com os seus objetivos. Veja só:

Pão artesanal

Homem amassando uma massa de pão
Os pães artesanais possuem fermento natural que garante mais durabilidade ao alimento.

Você sabe o que são pães artesanais? Existem diversos tipos de pães, um deles é o artesanal e você já deve ter ouvido falar sobre ele. Mas afinal, o que ele tem de diferente dos outros tipos?

Os pães artesanais são feitos com o uso de técnicas antigas, entre elas está a principal: a fermentação natural. Esse processo oferece um produto final com mais sabor e qualidade.

Os ingredientes não incluem fermentos químicos ou biológicos, mas sim um fermento natural e caseiro feito apenas com farinha e água.

Além disso, o processo de fermentação natural garante aos pães artesanais um aroma mais característico, mais durabilidade e melhor digestibilidade do alimento.

Pão branco

O pão branco recebe diferentes nomes de acordo com cada região do país, podendo ser chamado de pão francês, ou pão de sal, por exemplo. Por ser o tipo de pão mais vendido no Brasil, não é à toa que você o encontra em qualquer padaria, supermercados e mercearias de bairro. 

Ideal para comer quentinho com manteiga e café durante a manhã, o pão branco tem origem francesa e possui um miolo revestido por uma fina e crocante casca. Há também quem faça sanduíches muito saborosos com este tipo de pão. Irresistível, não é mesmo?

Pão italiano

Se você busca a combinação de pão e vinho, você chegou no lugar certo. Entre todos os tipos de pães, o pão italiano costuma ser um que é muito consumido com antepastos acompanhado de um bom vinho tinto. Inclusive, muitos restaurantes servem este tipo de pão como couvert, acompanhado de patês e outros aperitivos.

Outro tipo de consumo deste pão é junto com massas e molhos de tomate. 

De origem italiana, como o próprio nome já diz, ele pode ser encontrado em formatos redondos ou alongados, e tem uma consistência mais dura, devido ao tempo de fermentação. 

Pão de queijo

cesta com vários pães de queijo
O pão de queijo está entre os tipos de pães conhecidos por toda a América do Sul.

A fama do pão de queijo já ultrapassou há muito tempo a região de Minas Gerais, dominando toda a América do Sul. Este tipo de pão possui uma textura esponjosa, graças ao queijo minas que é adicionado na sua composição, o que também aumenta a quantidade de gorduras e calorias. 

Pão de centeio

Feito com farinha de centeio, este tipo de pão é rico em fibras e minerais, o que faz dele um grande aliado do sistema imunológico, além de auxiliar na sensação de saciedade. Sendo assim, ele é uma ótima opção caso você esteja de dieta mas não abra mão de beliscar um pedaço de pão quando sente fome ao longo do dia. Mas sem exageros! 

Outra característica interessante é que, ao contrário da farinha de trigo que é rica em glúten, a de centeio tem uma baixa concentração, o que facilita a digestão.

A maioria dos pães de centeio são salgados, mas você também encontra opções com adição de açúcar ou mel

Pão australiano

Este tipo de pão caiu no gosto dos brasileiros pelo seu sabor adocicado. Rico em fibras e vitaminas, o pão australiano possui uma crosta macia e pode levar melado na sua preparação.

Servido quente e acompanhado com manteiga, você encontra o equilíbrio ideal entre o gosto salgado e doce. Se ainda não experimentou, não perca tempo!

Pão integral

A maior parte dos tipos de pães possuem opção integral. Muito procurado nas padarias ou no formato de pão de forma, o pão integral tem origem egípcia e traz ingredientes mais saudáveis do que o não integral, já que possui menos processos químicos na sua composição. 

Ele pode ser usado para fazer qualquer tipo de lanche, e pode ser servido frio ou quente, dependendo da preferência de quem consome.

Por ser rico em fibras, ele garante saciedade, fazendo com que você consuma uma quantidade menor, por isso é indicado para pessoas que estão fazendo algum tipo de dieta

Todos os tipos de pães integrais contam com opções com grãos, como aveia, linhaça ou chia. O ideal é que você vá intercalando cada uma das opções para garantir o consumo e benefícios dos diferentes tipos de grãos.

Conheça a seguir o principais benefícios da cada tipo de grão:

  • Aveia: Por ter uma digestão lenta, é ideal para o controle da pressão arterial e do colesterol.
  • Linhaça: Proporciona a sensação de saciedade, auxiliando no metabolismo, além de ajudar na produção de colágeno.
  • Chia: Combate o colesterol ruim e previne o diabetes. 

Baguete

Vários pães baguetes em uma mesa
A baguete possui a mesma composição do pão de sal.

A baguete tem a mesma composição do pão branco (pão de sal), mas possui o formato alongado. Além disso, há opções com adição de gergelim.

Entre os diferentes tipos de pães, a baguete é um que tem sido muito utilizado para fazer sanduíches frescos ou os famosos “lanches de metro” presentes em aniversários e outras comemorações. 

Ciabatta

O Ciabatta possui uma crosta fina e miolo úmido e tem aspecto alongado e achatado. Feito com farinha de trigo, é feito a partir de um método indireto de fermentação, ou seja, as leveduras são adicionadas na massa de pão sem que o fermento seja alimentado previamente.

Ficou muito conhecido pelo seu consumo na Itália, há mais de 800 anos, pelos monges franciscanos. Atualmente, é um tipo de pão ideal para lanches frios

Brioche

Com origem francesa, esse tipo de pão é doce e leva em sua composição manteiga, leite e gemas. Geralmente é servido durante o café da manhã, acompanhado com frutas e demais pães salgados.

Para tornar o brioche ainda mais saboroso, é possível incorporar gotas de chocolate na massa de pão. Delicioso, né?

Pão sírio

O pão sírio também é conhecido como pão pita, e é originário da Síria. Muito usado no Oriente Médio, tem sido cada vez mais visto em elaborações de pratos típicos árabes aqui no Brasil.

Ele possui menos gordura do que o pão branco (pão de sal), o que é notável pelo seu aspecto arredondado, fino e com massa de pão leve. Experimente!

Croissant

prato com dois croissants.
Os croissants são tipos de pães muito consumidos durante o lanche da tarde.

De origem francesa, o croissant possui uma massa de pão folhada e é feito basicamente de farinha e manteiga. Por ser muito calórico, ele é ideal para um lanche da tarde reforçado. Existem opções de croissant com recheios salgados, como presunto e queijo ou frango com catupiry, ou doces, como chocolate. 

Ricos e nutritivos, os pães são realmente deliciosos e muitas vezes, irresistíveis. Porém, apesar de nos trazer energia, é necessário que o seu consumo seja feito com moderação. Isso porque, o excesso de consumo de farinha não faz bem para a nossa saúde. 

Sendo assim, opte por pães artesanais, feitos com fermento natural, farinha integral e rico em grãos. Além de auxiliar na saciedade, as farinhas integrais não costumam sofrer os mesmos processos químicos que a farinha de trigo sofre, fazendo com que ela se torne mais saudável para o consumo. 

Quais os pães mais vendidos?

Os tipos de pães mais vendidos no Brasil são:

  • pão francês ou pão de sal: o pão francês, ou pão de sal como é chamado em algumas regiões, é o mais consumido. Ele é encontrado em padarias e mercados e faz parte do tradicional café da manhã brasileiro;
  • pão de forma: um pão mais macio que é encontrado em mercados e é muito utilizado para lanches da tarde, com acompanhamento de frios, como queijo, presunto ou peito de peru, por exemplo;
  • baguete: o pão do tipo baguete é uma variedade de pão francês e é conhecido por sua forma mais alongada e casca crocante;
  • pão de queijo: o pão de queijo é um alimento de consumo prático e que pode ser combinado com uma variedade de alimentos. Ele é o tipo ideal para cafés da manhã ou cafés da tarde.

Qual tipo de pão mais saudável?

Se você procura por pães mais saudáveis, dê preferência para aqueles feitos em casa. Caso compre em estabelecimentos como mercados ou padarias, prefira os que são preparados sem aditivos conservantes.

Além disso, temos a opção de pães integrais, sendo eles 100% integrais ou com adição de grãos variados. Esse tipo de pão é rico em nutrientes, como as fibras, portanto, é recomendado para quem procura por uma alimentação mais saudável

Pães integrais

Muitas vezes optamos por tipos de pão integral por termos a ideia de que eles são mais saudáveis, mas nem sempre as embalagens são claras, por isso toda atenção é bem-vinda! 

Para saber se o pãozinho que você escolheu levar para casa é integral mesmo, é necessário identificar no rótulo algumas informações:

O primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último ingrediente o que está em menor quantidade.

Se ao ler a embalagem desses tipos de pão integral, o primeiro ingrediente da lista for “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico”, significa que o produto tem maior quantidade de farinha branca refinada do que os demais ingredientes que seguem, ou seja, esse pão não é realmente integral.

Ingredientes principais

Também é importante ver as propriedades de cada ingrediente usado no pão para identificar qual o efeito na sua alimentação. Por exemplo: 

  • A aveia possui beta-glucana, uma substância responsável por reduzir níveis de colesterol e triglicérides no sangue, além de colaborar com o bom funcionamento intestinal;
  • A linhaça é fonte de ômega 2 e 6 e, por isso, é considerada um importante antioxidante e renovador celular;
  • A quinoa ajuda a prevenir enxaqueca e possui benefícios cardiovasculares, previne a asma infantil e também tem efeitos antioxidantes.

Gostou de aprender mais sobre pães? Agora que você já sabe qual tipo de pão é mais saudável para a sua alimentação, não deixe de visitar nossas lojas físicas ou comprá-los diretamente pelo site.

Os pães são fonte de energia, de nutrientes e de prazer à mesa.

Ficou com água na boca? Escolha os seus tipos de pães favoritos, escolha uma combinação de pão e vinho ou alguns queijos para acompanhar e compre no Savegnago.

Aqui você encontra muitas opções de pães e muito mais para fazer suas compras completas e preparar lanches e refeições para toda família. Aproveite!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *