Se alguém te perguntar qual é a comida típica do Brasil, o que você responde? As comidas típicas brasileiras não conseguem ser resumidas em um único prato. Cada região do país tem sua culinária, tornando o prato de comida do brasileiro tão diverso quanto sua população!

A culinária brasileira tem fama internacional, graças à riqueza de temperos, legumes, frutas e vegetais. Não é incomum as pessoas de determinada região do país não conhecerem os ingredientes de outra, de tão vasta que é a diversidade dos ingredientes. 

Neste artigo você vai mergulhar nas comidas típicas das regiões do Brasil, conhecendo um pouco mais sobre a origem e história de cada prato de comida. Preparado para essa viagem gastronômica? Então acompanhe!

Comidas típicas brasileiras: Sudeste

Como uma das regiões mais populosas do país, no Sudeste é muito fácil encontrar não só os pratos típicos da região, mas muitas opções culinárias de todo o país. Falando um pouco dos pratos originários da região estão a feijoada, o pão de queijo, o virado paulista, a moqueca capixaba, o bife a cavalo, o bauru e muito mais. Vamos conhecer um pouco mais de alguns deles agora!

Feijoada

A feijoada é um dos pratos típicos brasileiros mais famosos do mundo. Ela é encontrada em qualquer lugar do país e até fora dele, mas surgiu no Rio de Janeiro.

Até hoje, a feijoada consiste na mistura do feijão preto cozido, com partes menos nobres de carnes salgadas de porco e de boi, como linguiça, carne seca, orelha, rabo e etc. Na hora de servir, geralmente é acompanhada de arroz branco, couve refogada, farofa. Uma delícia, não é?

Pão de Queijo

cesta com pães de queijos
O pão de queijo é uma comida versátil e agrada muitos paladares!

Quem pensa em Minas Gerais, pensa em pão de queijo. A comida típica mineira já tomou proporções que nem imaginamos, estando presente hoje em todas as padarias, cantinas e lanchonetes do Brasil todo. Muito versátil, o pão de queijo é consumido a qualquer hora do dia, acompanhado de café, suco ou refrigerante. 

Feito a partir de polvilho, ele foi inventado nas fazendas mineiras em uma época em que o acesso à farinha era escasso. A receita ainda leva óleo, leite, ovos e claro, um bom queijo curado. Na hora de servir, existem opções recheadas, puras ou servidas com molhos de cheddar ou requeijão. Todas igualmente deliciosas! 

Moqueca Capixaba

Comida típica do Espírito Santo, esta moqueca consiste em peixe cozido com vegetais e frutos do mar. A escolha do peixe é livre, a única coisa que não pode mudar na preparação é o uso da panela de barro, marca registrada da moqueca capixaba original. Temperada com urucum e coentro, a moqueca capixaba é servida com arroz e pirão. 

Em outras cidades litorâneas no nordeste a moqueca é um prato comum. No entanto, a verdadeira moqueca brasileira foi originada no Espírito Santo, e segue a receita e preparação citadas acima. 

Comidas típicas brasileiras: Nordeste

As comidas típicas do nordeste são cheias de cores, tradições e sabores que marcam o paladar de quem experimenta. Tapioca, acarajé, vatapá, baião de dois e carne de sol são só alguns dos pratos da culinária nordestina. Conheça alguns desses pratos a seguir. 

Carne de Sol

pedaços de carne de sol
A carne de sol é tradicional e saborosa!

A carne de sol faz parte de vários pratos de comida no Nordeste. Esse tipo de carne é um colchão mole que passa por um processo de salgamento. Leva esse nome porque, antigamente, a carne era levada para secar no sol após ser salgada, para iniciar o processo de cura. Hoje em dia, com a refrigeração, a carne é levada para um local refrigerado. 

Os pratos mais comuns servem a carne de sol com aipim frito, queijo coalho e feijão verde. A carne de sol também pode ser usada no preparo de baião de dois ou feijoada. 

Tapioca

Com origem indígena, a tapioca se espalhou pela região nordeste e ficou conhecida como um prato típico da região. Feita da fécula de mandioca granulada, quando aquecida forma uma goma úmida que pode ser servida com uma série de recheios doces ou salgados. 

Atualmente, a tapioca pode ser  um substituto do pão em todo o Brasil, justamente por não apresentar glúten em sua fórmula, além de ter menos calorias do que a farinha de trigo. 

Acarajé

Prato típico da culinária baiana, o acarajé é preparado em barracas nas ruas da Bahia e é um dos pratos mais típicos do nordeste. Com o sucesso do prato, hoje já tomou conta de outras regiões do país e é apreciada por milhões de brasileiros. A receita relembra as origens africanas e contém bolinho de feijão fradinho frito em azeite de dendê, recheado com vatapá, camarão seco, vinagrete e pimenta.

Mas atenção ao pedir seu acarajé pela primeira vez. A pimenta é realmente um ingrediente muito presente nesse prato de comida. Por isso, quando te perguntarem se você quer o seu acarajé quente ou frio, tenha em mente que o “quente” quer dizer apimentado. Se você não está acostumado com temperos baianos, pegue leve na pimenta!

Comidas típicas brasileiras: Norte

Ervas aromáticas e peixes de rio são a base das comidas típicas do Norte. Muito influenciada pela culinária indígena, os pratos de comida da região são repletas de sabor. Algumas das comidas típicas mais famosas são o pato no tucupi, o tacacá e o açaí. Vamos falar um pouco de cada uma delas!

Pato no Tucupi

O pato no tucupi é um prato típico do Pará consumido tradicionalmente em uma cerimônia chamada Círio de Nazaré que acontece na Amazônia. O preparo consiste em assar um pato que será servido com molho de tucupi, um líquido extraído da raiz da mandioca.

O mais interessante nesse prato é que o tucupi é venenoso assim que é retirado da mandioca. Para servi-lo é necessário fervê-lo e fermentá-lo lentamente por dias. Feito isso, você irá provar um dos molhos mais saborosos do nosso país!

Tacacá

De origem indígena, é uma comida típica da região norte do país. Também feito à base de tucupi, o caldo leva também a goma da mandioca onde são fervidos o camarão e o jambu, uma folha amazônica conhecida por causar um leve formigamento nos lábios. 

O prato é mais tradicional no Pará, mas também pode ser facilmente encontrado no Amapá, Acre, Roraima e Amazonas. 

Açaí

O açaí é uma fruta nativa do norte, mas que já se espalhou por todo o país. Rico em vitaminas, ferro e nutrientes, hoje você encontra o açaí nas praias, em quiosques, sorveterias, lanchonetes e muito mais. 

Originalmente, no norte, o açaí é misturado com farinha de mandioca e acompanha refeições como peixes fritos e camarões. No entanto, em muitas regiões do país ele é visto como uma sobremesa. Pode ser batido com guaraná, frutas e é servido com granola, leite em pó, leite condensado e muito mais. 

Comidas típicas brasileiras: Centro-Oeste

Também muito influenciada pelos costumes indígenas, a culinária do centro-oeste tem um sabor marcante com uso de frutas e temperos exóticos. O pequi é um dos ingredientes mais conhecidos da região, mas outros pratos como o caldo de piranha também são pratos tradicionais da região. 

Arroz com pequi

Fruto nativo do cerrado, o pequi tem um gosto muito particular. Ele é bastante calórico, aromático e possui um gosto adocicado. Os moradores locais o utilizam para várias comidas típicas da região, mas o arroz com pequi é um dos preparos mais comuns do dia a dia. O arroz é cozido junto com o pequi, deixando-o com a cor amarelada e o sabor bem característico do fruto.  

Caldo de piranha

Devido à abundância das piranhas na região, o peixe está presente em muitos preparos locais. O caldo de piranha é o mais comum entre eles, principalmente quando as temperaturas caem. Com propriedades afrodisíacas, para preparar o caldo de piranha é necessário retirar todos os espinhos do peixe, para depois cozinhá-lo com limão, coentro, salsa, sal e pimenta. 

Comidas típicas brasileiras: Sul

O sul foi fortemente influenciado pela imigração italiana, alemã e portuguesa. A sua gastronomia é conhecida pelo consumo de carnes vermelhas e o famoso chimarrão. Por isso, se você procura por um bom churrasco, arroz carreteiro ou costela assada, você chegou na região certa!

Churrasco

carnes na churrasqueira
O churrasco é um sucesso no país todo!

Apesar do churrasco estar presente em todos os lugares do mundo, o Rio Grande do Sul é especialista quando neste assunto. Isso porque a carne bovina, desde o século XVII, vem sendo o principal ingrediente dos sulistas, o que os fez desenvolver técnicas para o preparo. 

Até hoje, com todo avanço dos objetos de cozinha e eletrodomésticos, muitos habitantes da região sul ainda assam a carne como os antigos tropeiros faziam. O tempero é feito apenas com sal grosso e assando no fogo aceso em um buraco no chão e a carne suspensa em cima. 

Arroz Carreteiro

Uma das comidas típicas mais conhecidas da região, o arroz carreteiro já foi incorporado em outras culinárias regionais. A receita é feita à base de carne de sol e é super simples de ser preparada. Nada mais é do que arroz branco com carne de sol picada, temperado com pimenta e vinagrete. 

Tainha na taquara

Nem só de carne vermelha vive a região sul do país. Outro prato de comida comum da região é a tainha na taquara, que consiste no peixe assado na lenha, presa entre o bambu de taquara. Para o tempero, usa-se alho, azeite, manteiga, limão e pimenta dedo de moça. Geralmente serve-se acompanhado de arroz branco. 

Agora que você já conhece as principais comidas típicas do Brasil, aproveite para fazer sua lista de compras e garantir produtos de qualidade na Savegnago. Pelo nosso site você recebe seu pedido em casa e pode preparar o prato típico de qualquer região sem sair de casa!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *