Seja qual for a escolha dos tipos de filmes, curtir um cinema ao lado da família e dos amigos é um dos programas prediletos de muita gente! 

No sofá da sala ou nas poltronas de cinema degustando uma pipoca, escolher o tipo de filme entre as milhares de opções é sempre uma missão complicada. Por isso, que tal começar definindo o gênero que mais agrada a galera? 

E é fácil! Os diferentes tipos de filmes podem ser facilmente divididos entre gêneros cinematográficos. Sendo assim, na hora de escolher sua próxima opção, que tal começar definindo o gênero que vocês estão a fim de ver? 

Romance ou comédia? Suspense ou drama? Terror ou ação? Esses são só algumas das opções de tipos de filmes que existem disponíveis em todos os cinemas do país e nas dezenas de plataformas de streaming

Para os amantes de filmes, o conteúdo de hoje está repleto de dicas. Vamos entender um pouco mais sobre os tipos de filmes, gêneros e as principais características de cada um, além de indicar verdadeiros sucessos de bilheteria

Pegue a sua pipoca que essa sessão já vai começar! 

Quais são os tipos de gêneros de filmes?

Você sabia que existem mais de 25 gêneros cinematográficos? Pois é! Conforme o cinema foi ganhando popularidade, novos roteiros foram escritos, fazendo com que surgissem novas denominações de gêneros de filmes. 

Por exemplo, o que antigamente era considerado apenas “comédia”, hoje é dividido em comédia de ação, comédia de terror, comédia dramática e comédia romântica. 

Além disso, dificilmente um filme irá se enquadrar em apenas um gênero. É a combinação de estilos que faz com que o filme ganhe vida, afinal, muitos dos gêneros se complementam. Então, acostume-se a ver filmes classificados como fantasia e aventura, ou policial e ação, tudo ao mesmo tempo. 

A seguir, vamos conhecer os principais tipos de filmes e seus gêneros cinematográficos. Você vai ver que os seus estilos favoritos vão aparecer nessa lista! 

Ação 

Esses são aqueles tipos de filmes que te prendem em frente a televisão, sabe? Geralmente, contam a história de um protagonista contra um antagonista, fazendo com que a gente passe duas horas torcendo para o “bem” vencer o “mal”. 

Cenas de lutas, guerras e outros confrontos são bastante comuns nesse gênero, além de efeitos especiais que estão sempre muito presentes. 

A lista de bons filmes de ação é gigante, e inclusive alguns atores e atrizes dedicam toda sua carreira fazendo apenas esse tipo de filme. 

Com indicação, deixamos um vencedor de 6 Oscars: Mad Max, a estrada da Fúria. Muita ação, velocidade e combates fazem desse filme emocionante do começo ao fim! 

Aventura

O gênero aventura também traz muita ação, e é um tipo de filme de tirar o fôlego. A maioria dos roteiros traz o personagem principal encarando uma série de desafios ao longo do filme, até alcançar o seu objetivo final. 

Os filmes de aventura geram muita expectativa e sensações em quem assiste. É uma excelente opção para ver com a família, já que existem histórias para todas as idades. 

Destacam-se no gênero de aventura, por exemplo, a saga Harry Potter, que conta a história do bruxo desde sua infância até a vida adulta e conquistou milhões de fãs em todo o país. 

Além disso, tipos de filmes de aventura são aqueles de animação, como o filme Divertida Mente, ganhador de Oscar, que traz à tona as aventuras que as nossas próprias emoções vivem ao longo do nosso dia a dia.

Cinco pessoas diversas sentadas em poltronas de uma sala de cinema comendo pipoca ou segurando garrafas de água.
Comédia e fantasia são bons tipos de filme para ver em família.

Comédia

Comédias são leves e divertidas. Dentro dos tipos de filmes desse gênero, existem algumas quebras como comédias românticas ou comédias dramáticas, por exemplo, mas ambas têm como base tratar dos assuntos com humor. 

É o gênero ideal para diversão em família e amigos, já que tende a agradar uma maior parcela de pessoas. 

Os filmes de comédia pura e simplesmente são aqueles que nos fazem rir tanto que a barriga até dói. E os enredos são diversificados, podendo envolver uma viagem em família que não deu certo, um pai que precisou cuidar sozinho do seu bebê ou uma situação com vizinhos. 

Já as comédias românticas são aqueles tipos de filmes onde o casal apaixonado passa por uma série de situações engraçadas e constrangedoras, mas sempre acabam juntos no final.

Por fim, as comédias dramáticas geralmente abordam temas sérios, mas de forma cômica, trazendo a leveza que só a comédia tem. Com isso, os filmes deste tipo acabam passando mensagens importantes de forma descontraída, gerando um misto de sentimentos em quem está assistindo. 

Biográfico 

Se você gosta de mergulhar em enredos verdadeiros, conhecendo mais sobre histórias verídicas, os filmes biográficos são a sua melhor opção! 

Esses tipos de filmes contam a história de pessoas reais, estejam elas vivas ou mortas, e dão a oportunidade de conhecer mais de perto as experiências do personagem. 

Um dos filmes biográficos de grande sucesso é o Bohemian Rhapsody, ganhador de quatro Oscars, que relatou momentos da vida de Freddie Mercury, o vocalista da banda britânica Queen. De quebra, os amantes de Queen ainda conseguiram relembrar detalhes da época.

Romance

Esse tipo de filme é ideal para os fãs de histórias de amor. Os romances sempre giram em torno de um relacionamento amoroso entre os protagonistas da história, relatando os desafios enfrentados na vida a dois

A maioria dos romances terminam em final feliz, mas não é regra. Alguns filmes de romance trazem situações reais onde, por mais que torcemos, os protagonistas não ficam juntos no final. 

Existem milhares de tipos de filmes românticos, mas um que com certeza vai mexer com as suas emoções é Um Amor para Recordar

Outro título mais atual — e ganhador do Oscar — é Nasce uma Estrela. A trilha sonora e o enredo de um bom romance é aquele que consegue fazer você suspirar onde estiver. 

Drama

Os filmes de drama são aqueles que te envolvem e te fazem refletir. Geralmente, não são filmes leves e relatam situações difíceis, porém comuns na nossa sociedade. 

Por isso, este tipo de filme é indicado para quem ama mergulhar na vida das personagens e entender os sentimentos vividos por elas ao passar pelas situações apresentadas. 

O clássico Um Sonho de Liberdade é o exemplo perfeito de filme dramático. Com muitas opções disponíveis, já prepare o lencinho porque, em filmes dramáticos, a chance de choro aumenta, ok? Mas vale muito a pena! 

Filme com uma professora de blusa rosa e alunos sentados em suas cadeiras numa sala de aula sendo reproduzido em uma tela ao fundo. À frente, uma tigela de vidro com pipoca e ao lado direito, um controle remoto.
Em muitos tipos de filmes os gêneros cinematográficos acabam se misturando!

Fantasia

A fantasia traz a ficção como um importante pilar, utilizando elementos mágicos e sobrenaturais para contar uma história. Geralmente, nesses tipos de filmes, tanto as personagens quanto os cenários são imaginários e permite que o espectador deixe sua imaginação livre enquanto assiste ao filme. 

Um dos filmes de fantasia mais encantadores dos últimos tempos é o A Forma da Água. O longa-metragem venceu 4 categorias do Oscar e relata a história de amor de uma estranha criatura com uma mulher. 

Musical 

Com narrativa leve e bastante divertida, os musicais nasceram no teatro e migraram para o cinema. Os filmes deste gênero usam sequências de músicas e coreografias como apoio para contar a história

Inclusive, muitas das falas são cantadas! É a opção ideal para quem gosta de música, dança e arte. 

O último musical de sucesso, com nada menos do que 6 premiações no Oscar, foi La La Land, que uniu não só o gênero musical, mas muito romance e comédia. Outro exemplo clássico de musical é Os Miseráveis, obra francesa que ganhou também uma versão em filme. Vale a pena assistir!

Ficção Científica

Esse gênero relata uma série de temas que ainda não possuem certeza científica. Geralmente, esses tipos de filmes trazem viagens no tempo, vidas em outros planetas, novas tecnologias e ciências que extrapolam a realidade e te deixam sem fôlego, levantando uma série de questionamentos. 

O filme Gravidade, ganhador de sete estatuetas do Oscar, é um desses casos, onde astronautas ficam à deriva, após um acidente, no espaço. 

Outro exemplo é a franquia Planeta dos Macacos, que relata uma sociedade que foi dominada por primatas — e a gente fica torcendo para que continue sendo apenas ficção. 

Suspense

Este tipo de filme foi feito para testar os seus sentimentos. Ao longo da história, que vai ganhando vida pouco a pouco, quem assiste ao filme de suspense é tomado por sentimentos de incerteza, ansiedade e tensão, sempre em busca de algum acontecimento. 

Sabe aqueles sustos que tomamos do nada a assistir um filme de suspense? Eles acontecem porque, na maioria das vezes, o momento dramático deste tipo de filme nunca acontece na hora que achamos que vai acontecer. Um exemplo muito bom de filme de suspense é o filme “Corra!”.

Terror

Para o público mais corajoso, é claro que não pode faltar o filme de terror. Com centenas de franquias famosas no portfólio, esse tipo de filme tem como objetivo principal causar medo aos espectadores. 

Para isso utiliza-se efeitos especiais, situações e seres sobrenaturais como recurso, além das famosas histórias baseadas em fatos reais, que instigam ainda mais a curiosidade de quem gosta do gênero. 

Talvez o mais famoso filme de terror da história seja o Exorcista, que até hoje amedronta gerações.

Mais atual e super em alta no universo do cinema, a saga Invocação do Mal conquistou até mesmo os mais exigentes fãs de filmes de terror e, até hoje, continua lançando continuações da história. 

Para os amantes de cinema, todos os tipos de filmes do mundo são bem vindos! O que vale é desfrutar de um bom roteiro, na companhia de quem amamos, não é mesmo? 
Então, agora que você já sabe mais sobre os tipos de filmes existentes e recebeu algumas indicações, que tal marcar o próximo cinema em família em casa? Não esqueça a pipoca!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *